Bom pessoal para quem esta interessando em saber algumas opiniões sobre uma visual novel brasileira, eis que venho lhes passar alguma coisa ^^
Lembrando que eu não sou o autor do que esta escrito a baixo, Foi retirado do blog: Visual Novel Brasil
Deem suas criticas e sugestões para melhor desenvolvimento do blog...
Devido a uma pergunta que fiz no facebook sobre o que uma visual novel brasileira deveria ter, e devido a grande quantidade de comentários, decidi fazer uma postagem dando minha opinião sobre o caso que é a criação de uma visual novel brasileira.
Ao longo desses anos que criei o blog ate hoje o mercado de visual novel deu um bom salto no ocidente, fazendo assim o nome que era pouco conhecido agora se
tornar algo não tão fechado a japoneses e a um pequeno grupo de otakus ocidentais. Tem agora empresas querendo investir nesse tipo de entretenimento tanto na tradução quanto na criação desses jogos.
tornar algo não tão fechado a japoneses e a um pequeno grupo de otakus ocidentais. Tem agora empresas querendo investir nesse tipo de entretenimento tanto na tradução quanto na criação desses jogos.
E ter grupos querendo criar visual novel no Brasil é um processo natural na popularidade do gênero. Mas vale lembrar que visual novel é um estilo de jogo para determinado público, não é um estilo de jogo feito para pegar a grande massa como acontece com jogos de FPS que anda sendo o estilo de jogo mais popular no momento.
Porem isso não significa que visual novel brasileira não estão surgindo, um bom exemplo é a empresa brasileira Mother Gaia Studios que está produzindo a visual novel Soul Gambler para dispositivos mobile, afinal a empresa trabalha fazendo jogos para celular tanto com a língua nativa português e tambem para versões em inglês do mesmo jogo.
Produzir visual novel para computador e mobile é uma boa estratégia de vendas e colocar outros idiomas alem do português é algo necessário caso você queira ganhar receita com seu software. Então quem busca uma renda e quer ganhar dinheiro com isso é bom ir analisando esses projetos para tirar boas análises do que o público deseja e assim conseguir conquista-lo com seu produto.
Em diversos comentários feitos no facebook muitos disseram para a visual novel seguir o estilo japonês, ter varias heroínas e até mesmo se passar no Brasil e tal. Mas não podemos nos esquecer que o público ocidental tem um gosto diferente do oriental, não adianta nada imitarmos 100% o estilo oriental e não oferecermos nada original e que só vai agradar um pequeno grupo, não que se focar num pequeno grupo seja ruim mas ter um diferencial é sempre bom.
Visual novel é um estilo de jogo, não é obrigatório seguirmos a rixa o datting sim, o traço em manga e obrigatoriamente se passar no Japão. Podemos pegar referência e termos o nosso próprio material. Pelo que vejo visual novel que agrada o ocidental é aquela que tem muitas escolhas e que faz ele se sentir dentro da história, além que visual novel de RPG é muito bem vinda por esse público, onde jogos como Lightning Warrior Raidy e Princess Waltz terem sido bem recebidas pelo público ocidental e conseguirem alavancar um bom numero de vendas.
Mas por que isso acontece? Acontece pelo fato do público ocidental para esse tipo de jogo gostar de se sentir parte da história, e ter boas decisões fazem você se identificar na história. E empresas como a Jast Usa já está de olho nesse público e traduzindo visual novel com bastante escolhas e com RPG. Mas não é necessário que uma visual novel feita para o público ocidental tenha que ser um RPG, só basta ele se identificar com a história e ele sentir que está participando na construção do protagonista. O público é recente e a criação desses jogos não e algo tão fora do comum.
Para game design que pretende produzir jogos assim, procure exemplos de visual novel ocidentais, procure ver o público que busca esse tipo de jogo e explore varias plataformas para assim o seu alcance seja maior e fazer sua empresa crescer. Para quem estuda ou trabalha com isso tem bem mais conhecimento de mercado de games do que eu. Aproveitei para expressar minha opinião em relação a isso, onde espero que essa postagem seja útil para alguém que pretende criar seus jogos e ganhar receita com esse tipo de entretenimento.
Enfim qual sua opinião sobre esse assunto? De sua opinião e ajude a alimentar o debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário