Postagens Recentes

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como deveria ser uma visual novel brasileira?

Bom dia pessoal tudo bem?
Bom pessoal para quem esta interessando em saber algumas opiniões sobre uma visual novel brasileira, eis que venho lhes passar alguma coisa ^^
Lembrando que eu não sou o autor do que esta escrito a baixo, Foi retirado do blog: Visual Novel Brasil
Deem suas criticas e sugestões para melhor desenvolvimento do blog...                  

                       


Devido a uma pergunta que fiz no facebook sobre o que uma visual novel brasileira deveria ter, e devido a grande quantidade de comentários, decidi fazer uma postagem dando minha opinião sobre o caso que é a criação de uma visual novel brasileira.



Ao longo desses anos que criei o blog ate hoje o mercado de visual novel deu um bom salto no ocidente, fazendo assim o nome que era pouco conhecido agora se
tornar algo não tão fechado a japoneses e a um pequeno grupo de otakus ocidentais. Tem agora empresas querendo investir nesse tipo de entretenimento tanto na tradução quanto na criação desses jogos.



E ter grupos querendo criar visual novel no Brasil é um processo natural na popularidade do gênero. Mas vale lembrar que visual novel é um estilo de jogo para determinado público, não é um estilo de jogo feito para pegar a grande massa como acontece com jogos de FPS que anda sendo o estilo de jogo mais popular no momento.



Porem isso não significa que visual novel brasileira não estão surgindo, um bom exemplo é a empresa brasileira Mother Gaia Studios que está produzindo a visual novel Soul Gambler para dispositivos mobile, afinal a empresa trabalha fazendo jogos para celular tanto com a língua nativa português e tambem para versões em inglês do mesmo jogo.


                            


Produzir visual novel para computador e mobile é uma boa estratégia de vendas e colocar outros idiomas alem do português é algo necessário caso você queira ganhar receita com seu software. Então quem busca uma renda e quer ganhar dinheiro com isso é bom ir analisando esses projetos para tirar boas análises do que o público deseja e assim conseguir conquista-lo com seu produto.



Em diversos comentários feitos no facebook muitos disseram para a visual novel seguir o estilo japonês, ter varias heroínas e até mesmo se passar no Brasil e tal. Mas não podemos nos esquecer que o público ocidental tem um gosto diferente do oriental, não adianta nada imitarmos 100% o estilo oriental e não oferecermos nada original e que só vai agradar um pequeno grupo, não que se focar num pequeno grupo seja ruim mas ter um diferencial é sempre bom.



Visual novel é um estilo de jogo, não é obrigatório seguirmos a rixa o datting sim, o traço em manga e obrigatoriamente se passar no Japão. Podemos pegar referência e termos o nosso próprio material. Pelo que vejo visual novel que agrada o ocidental é aquela que tem muitas escolhas e que faz ele se sentir dentro da história, além que visual novel de RPG é muito bem vinda por esse público, onde jogos como Lightning Warrior Raidy e Princess Waltz terem sido bem recebidas pelo público ocidental e conseguirem alavancar um bom numero de vendas.


                            


Mas por que isso acontece? Acontece pelo fato do público ocidental para esse tipo de jogo gostar de se sentir parte da história, e ter boas decisões fazem você se identificar na história. E empresas como a Jast Usa já está de olho nesse público e traduzindo visual novel com bastante escolhas e com RPG. Mas não é necessário que uma visual novel feita para o público ocidental tenha que ser um RPG, só basta ele se identificar com a história e ele sentir que está participando na construção do protagonista. O público é recente e a criação desses jogos não e algo tão fora do comum.



Para game design que pretende produzir jogos assim, procure exemplos de visual novel ocidentais, procure ver o público que busca esse tipo de jogo e explore varias plataformas para assim o seu alcance seja maior e fazer sua empresa crescer. Para quem estuda ou trabalha com isso tem bem mais conhecimento de mercado de games do que eu. Aproveitei para expressar minha opinião em relação a isso, onde espero que essa postagem seja útil para alguém que pretende criar seus jogos e ganhar receita com esse tipo de entretenimento.



Enfim qual sua opinião sobre esse assunto? De sua opinião e ajude a alimentar o debate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário