Postagens Recentes

terça-feira, 12 de março de 2013

Adeus teclados: escreva a mão livre no ar

imagem



A expressão "escrever a mão livre" nunca pareceu tão real.

Christoph Amma, do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, na Alemanha, criou um equipamento que permite substituir o teclado pela escrita direta, feita em pleno ar. 

Segundo ele, sua intenção era criar um dispositivo de interface que permita operar os chamados computadores de , uma tecnologia emergente que prevê que os computadores estarão em todos os lugares, acompanhando o usuário onde ele for. 

"A luva de escrever no ar é usada para escrever letras a mão livre, como se estivéssemos usando um quadro invisível; [assim] a interação é incorporada de forma transparente na vida diária," diz ele.

A luva possui sensores de aceleração e giroscópios para rastrear os movimentos da mão com muita precisão. "Ao contrário dos sistemas baseados em câmeras, esses sensores são muito pequenos, portáteis e robustos," diz Amma.

O maior trabalho, contudo, é feito pelo  que recebe e interpreta os movimentos.

Amma desenvolveu um algoritmo que descarta qualquer movimento que não se pareça com escrever em um quadro invisível à frente do usuário - coisas como comer, atender o celular ou coçar o nariz.

O programa possui um modelo estatístico para as características de movimento equivalentes a cada letra, o que permite levar em conta as diferenças de escrita de pessoa para pessoa.

Na versão atual, o programa reconhece frases completas escritas em letra de forma. "O sistema tem uma taxa de erro de 11%. Quando é adaptado para o estilo individual de escrita, a taxa de erro cai para 3%," diz Amma.

Segundo ele, o sistema é ideal para uso em conjunto com óculos de realidadevirtual, nos quais câmeras projetam as imagens à frente dos olhos da pessoa, simulando telas muito grandes. 

"Quando um sistema desses é combinado com a possibilidade de introduzir comandos de entrada e textos por meio de gestos, você nem mesmo precisa de um aparelho nas mãos," disse o pesquisador.

Fonte: GameVicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário